Links de Acesso

Forças iraquianas tomam aeroporto de Mossul


Forças iraquianas perto do aeroporto de Mossul
Forças iraquianas perto do aeroporto de Mossul

As forças conjuntas do Iraque tomaram na manhã desta quinta-feira, 23, o aeroporto de Mossul, no norte do Iraque, após violentos confrontos com o Estado Islâmico, de acordo com as agências Associated Press e France Presse.

A conquista do aeroporto é estratégica já que a metade oeste da cidade é o último reduto do grupo terrorista.

As forças de reacção rápida da Polícia Federal atacaram o aeroporto, enquanto o Exército se concentrou no quartel de Al Gazalani, um dos mais importantes do Estado Isl|amico no sudoeste de Mossul, anunciou o comandante das Operações Conjuntas, general Abdelamir Yarala, de acordo com a agência Efe.

A tomada do aeroporto marca o início da ofensiva dentro do perímetro urbano da metade oeste de Mossul.

As manobras militares começaram no domingo, mas até o momento, as forças iraquianos tinham se limitado a libertar oito localidades nos arredores da cidade e cortar as estradas que unem Mossul e Síria, onde se encontra Al Raqqa, a capital de seu autoproclamado califado.

Ao mesmo tempo, a ONU, outras organizações internacionais e o Governo iraquiano começaram os preparativos para receber cerca de 245 mil deslocados, que devem fugir da metade ocidental da cidade nos próximos dias.

XS
SM
MD
LG