Links de Acesso

Filipe Nyusi pede manutenção da ajuda dos Estados Unidos


Presidente Filipe Nyusi
Presidente Filipe Nyusi

Presidente moçambicano exorta congressistas americanos a pediram ao Governo que mantenha a ajuda ao sector da Saúde.

O Presidente moçambicano pediu a congressistas norte-americanos que intercedam junto do Governo de Barack Obama para manter a ajuda ao sector da Saúde no país.

O pedido foi feito num encontro queFilipe Nyusi manteve nesta quarta-feira, 5, com seis senadores norte-americanos, em representação dos partidos Democrata e Republicano, nomeadamente, Bob Goodlatte, (Repblicano do Estado da Virgínia), Blake Ferenthold (Republicano do Estado do Texas), Doug Collins (Republicano do Estado da Geórgia), Mark Sanford (Republicano do Estado da Carolina do Sul) e Henry Cuellar (Democrata do Estado do Texas).

Presidente moçambicano pede continuação de apoio americano
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:07 0:00

Para Filipe Nyusi a ajuda americana, que através do chamado PEPFAR, providencia tratamento gratuito a muitos moçambicanos que vivem com o HIV e Sida e a Tuberculose, é vital para grande parte da população.

Durante o encontro que manteve com os senadores, a questão da paz e estabilidade também esteve em cima da mesa.

Filipe Nyusi disse na ocasião estar certo do apoio dos Estados Unidos para este desafio.

"O empresariado americano há-de pressionar-vos para que Moçambique viva em paz, porque eles estão a investir, os investimentos que têm aqui são grandes e só a paz pode ajudar no desenvolvimento do país", afirmou Nyusi.

Os senadores americanos deverão manter encontros com representantes de partidos políticos e das organizações da sociedade civil.

Refira-se que este pedido acontece no momento em que Moçambique está a sofrer grandes restrições orçamentais, resultantes da suspensão do apoio de parceiros internacionais devido à descoberta das chamadas “dívidas ocultas”.

Enquanto procura restaurar a confiança junto da comunidade internacional, o Governo moçambicano continua a desdobra-se em apelos para que a suspensão do apoio dos doadores não atinja os sectoriais sociais.

XS
SM
MD
LG