Links de Acesso

Fifa suspende Beckenbauer por não ajudar na investigação sobre o Mundial de 2022

  • VOA Português

O "keiser" será submetido agora a uma investigação formal pelo Comité de Ética da Fifa.

A Fifa suspendeu o ex-jogador Franz Beckenbauer de qualquer actividade relacionada ao futebol por não ter colaborado o Comité de Ética da organziação na investigação da suposta corrupção na escolha do Qatar para a Copa-2022. O “Kaiser” era dirigente do Comitê Executivo da Fifa quando foi feita a eleição e, por isso, era uma das testemunhas-chave na apuração.

A suspensão foi determinada pela segunda instância do Comité de Ética, comandada por Alan Sullivan. Na primeira, quem fez as investigações foi o ex-investigador do FBI Micheal Garcia, que terminou seu relatório sobre o caso na segunda-feira. Os dados só serão revelados após a Copa-2014.

A Fifa informou que Beckenbauer está "provisoriamente banido de tomar parte em qualquer actividade do futebol, em qualquer nível, por 90 dias". A punição foi baseada no artigo 83 do código de ética da entidade. A investigação tentou falar pessoalmente e por escrito com o ex-jogador, treinador e dirigente mas não obteve resposta.

Com a suspensão provisória instituída, Beckenbauer será submetido a uma investigação formal pelo Comité de Ética da Fifa.
XS
SM
MD
LG