Links de Acesso

"Fidel é uma influência que não é perceptiva", Ever Palacio


Fidel Castro
Fidel Castro

Após a morte de Fidel Castro, muitas vozes se leventaram reagindo com dor, pesar e até alegria ou satisfação.

Ever Palacio, cineasta cubano, que vive entre Angola e França, é uma das vozes que olha para o desaparecimento físico do "líder histórico", como uma "tragédia".

Ever Palacio, cineasta cubano fala do contributo de Fidel
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:24 0:00

Palacio admite ter havido uma revolução "unipessoal", descrevendo a presença de Fidel Castro como "não perceptiva", que mesmo não estando estava. O cineasta lembra que ainda que Castro tenha sido considerado por alguns "um rei sem coroa", ele foi responsável por uma Cuba com "identidade", que ensinou o sentido de patriotismo.

Do ponto de vista cultural, Ever Palacio lembra também que se não fosse por Fidel Castro, muitos como ele não teriam a oportunidade de formação e acesso à cultura que tiveram: "em países como França a arte tem que ser cara para ter qualidade, em Cuba é ao contrário".

"Eu devo-me a ele", conclui o jovem cineasta, ressalvando que o regime de Cuba (tal como o conhecemos) perderia com a estratégia de Barack Obama, enquanto que com a ideia do Presidente-eleito, Donald Trump, de não manter relações diplomáticas com Cuba poderá "trazer de volta um ambiente como da guerra fria".

Política de Trump pode trazer outra guerra fria, diz Ever Palacio, cineasta cubano
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:52 0:00

Fidel Castro morreu aos 90 anos, em Cuba, a 25 de Novembro de 2016. Afastou-se do poder em 2006, quando entregou o poder ao irmão Raul Castro, por questões de saúde. O comandante governou Cuba por 47 anos.

O seu legado não é consensual. Para uns foi o homem que deu liberdade e autonomia a Cuba, que enfrentou o capitalismo americano, garantiu saúde e educação a todos os cubanos, para outros era o ditador que executou, torturou e privou o povo cubano da democracia.

Vídeo - Ever Miranda Palacio: Angola aproveitou o regresso da diáspora, Cuba afasta os seus jovens

Vídeo - Angola precisa revigorar as suas políticas, diz Ever Miranda Palacio

XS
SM
MD
LG