Links de Acesso

Fernando Henrique Cardoso pode ser investigado por envio ilegal de envio de dinheiro ao exterior

  • Redacção VOA

Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso

Antigo Presidente brasileiro é acusado de ter enviado dinheiro a amante através de um contrato fictício.

O ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, disse nesta sexta-feira, 19, que a Polícia Federal (PF) vai investigar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso “se houver indícios de práticas criminosas”.

A reacção do governante surge depois de a jornalista Mirian Dutra ter dito que o ex-presidente enviou-lhe dinheiro no exterior com ajuda da empresa Brasif Exportação, concessionária à época das lojas duty free nos aeroportos brasileiros.

Mirian Dutra e Fernando Henrique Cardos tiveram um relacionamento extraconjugal entre 1985 e 1991.

“Não vou me pronunciar sobre esse assunto, mas, se houver indícios de eventos puníveis, a PF fará as investigações necessárias. Isso se aplica não somente ao FHC, mas a todos os brasileiros”, limitou-se a dizer José Eduardo Cardozo ao ser interpelado por jornalistas.

Em entrevista à jornal Folha de S.Paulo, a jornalista revelou ter assinado um contrato fictício com a Brasil Importação e Exportação para receber dinheiro do antigo Presidente no exterior.

Segundo ela, as transferências mensais eram de três mil dólares e se estenderam de Dezembro de 2002 a Dezembro de 2006.

Mirian Dutra, que trabalhou por três décadas na TV Globo, teve um caso extraconjugal com o ex-presidente, apontado por ela como pai de seu filho Tomás Dutra Schmidt, nascido no início dos anos 1990.

Um exame de DNA, realizado há poucos anos nos Estados Unidos, refutou a relação de paternidade, mas ela diz duvidar da veracidade do exame.

Cardoso, no entanto, mantém uma relação normal com Tomás Dutra Schmidt

O antigo Presidente negou ter usado empresa para enviar dinheiro, mas admitiu manter contas no exterior e ter mandado recursos para Tomás Dutra Schmidt , inclusive a compra de um apartamento em Barcelona, Espanha.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG