Links de Acesso

Feira da Huíla luta com falta de espaço


Senhora do Monte, Lubango (Angola)
Senhora do Monte, Lubango (Angola)

Expo Huíla cresce anualmente. Iniciada este ano com 230 empresas

A tradicional Expo-Huíla está a lutar com falta de espaço reflectindo não só o crescimento económico mas também o aumento do interesse pelo mercado desta província

Duzentas e trinta empresas da indústria extractiva, alimentar, construção civil, tecnologia e comunicação, imobiliária, entre outras, expõem a partir desta quarta-feira até domingo na vigésima primeira edição da Expo-Huíla 2013.

O evento tido como a maior bolsa de valores da região, ocorre no âmbito das festividades da Nossa Senhora do Monte, a padroeira do Lubango.

Empresas nacionais em maioria e algumas estrangeiras preenchem os variados pavilhões do cada vez mais pequeno espaço que compreende o recinto, para a inquietação do presidente de direcção da Associação Agro-pecuária, Comercial e Industrial da Huíla, AAPCIL promotora do evento, António Lemos.

Lemos defendeu maior protagonismo da província na realização de eventos empresariais e assumiu o desejo de trazer à Huíla uma exposição de produção nacional.

“ Queremos realizar outros eventos, queremos assumir a realização de uma exposição nacional do que é produzido em Angola, queremos trazer para a Huíla mais protagonismo no que se refere a realizações empresariais,” disse.

“Não podemos ignorar o potencial económico que temos, não podemos ignorar a classe empresarial que temos e que diversas vezes foi mencionado pelo executivo nacional e reconhecida por sua excelência Sr. presidente da república na sua última visita a nossa província. Temos a obrigação e sentimos a necessidade de fazer mais e melhor por esta província,” acrescentou

O governador provincial, João Marcelino Tchipingui, mostrou disponibilidade do seu executivo em colaborar com a classe empresarial local, para a elevação da Huíla no contexto do país.

Relativamente ao espaço para futuras exposições, João Marcelino Tchipingui, promete envolvimento na busca de soluções.

“ O espaço solicitado, isto não pode constituir problema vamos em conjunto mais do que nós vocês vão dizer onde é que poderá ser e vamos depois em conjunto infraestruturar e criar as condições para que no futuro possamos ter um espaço maior,” disse.

África do Sul, Gana, Namíbia e Portugal são algumas das presenças estrangeiras na EXPO-HUÍLA 2013 na sua vigésima primeira edição.
XS
SM
MD
LG