Links de Acesso

Fazendeiros ocupam instalações federais no Oregon exigindo devolução de terras

  • Redacção VOA

Ammon Bundy, líder dos ocupantes das instações federais no estado de Oregon

Ammon Bundy, líder dos ocupantes das instações federais no estado de Oregon

O grupo pretende a libertação de dois fazendeiros condenados a penas de prisão adicionais por terem causado incêndios em propriedade do Governo federal.

Um grupo armado que ocupa desde sábado as instalações de um parque natural federal no Estado de Oregon no noroeste dos Estados Unidos fez saber que planeia permanecer no local por tempo indeterminado.

Os lideres do grupo pretendem a libertação de dois fazendeiros condenados a penas de prisão adicionais por terem causado incêndios em terras que são propriedade do Governo federal.

Querem também a devolução dessas terras das quais, segundo eles, o Governo federal se apropriou ilegalmente.

Dwight Hammond, e o seu filho, Steven, admitiram que fizeram queimadas para acabar com ervas daninhas na sua própria fazenda e que as chamas se propagaram para as terras federais.

Ambos passaram já vários meses na cadeia por terem causado os incêndios, mas um juiz decidiu agora que eles deviam voltar à prisão para cumprir penas de até quatro anos de duração.

Segundo o juiz as sentenças originais eram insuficientes segundo as leis federais americanas.

Os Hammonds aceitaram voltar à cadeia mas as suas sentenças enfureceram muitos fazendeiros através do oeste dos Estados Unidos que acham que o Governo está a ocupar terras a mais, pondo em risco as pessoas que precisam delas para viver.

O rancheiro Ammon Bundy, o líder da ocupação, explicou as razões da sua frustração: “ Tentamos, tentamos e tentamos métodos prudentes para fazer com que pelo menos o Governo olhasse para a questão e constatasse que algo está errado”.

Ammon Bundy e o seu irmão, Ryan, lideraram outros 100 fazendeiros para ocuparem o parque natural federal de Malheur no Oregon no sábado passado.

Aquela milícia armada pretende que o Executivo federal devolva aquelas terras aos rancheiros locais que se queixam de terem sido expropriados.

Há dois anos, os irmãos Bundy juntamente com o seu pai, um fazendeiro de Nevada, envolveram-se num conflito com o Governo por causa de direitos de pastagem do seu gado.

A policia federal, o FBI, está entretanto a cercar as instalações ocupadas pelos milicianos e a atentar resolver a situação pacificamente.

Contudo as autoridades locais decidiram fechar as escolas das redondezas como precaução.

XS
SM
MD
LG