Links de Acesso

Fábrica de processamento de tomates muda a vida de produtores em Tica

  • Francisco Júnior

Luisa João, camponesa, Tica, Moçambique

Luisa João, camponesa, Tica, Moçambique

Luísa João, 40 anos, mãe de 6 filhos, nasceu e vive em Tica, no distrito de Nhamatanda, província de Sofala, centro de Moçambique. Vende tomate desde os seus 16 anos.

Tem um campo agrícola de meio hectare. Por ano, Luísa João produz quinhentos a seiscentos quilos de tomate. Mas, até hoje, nunca conseguiu vender na totalidade o que produz.

Tica é um posto administrativo. É atravessado pela Estrada Nacional Número 6, em pleno Corredor da Beira, tem uma população de mais de 69 mil habitantes, fica a 70 quilómetros da Beira, a capital provincial de Sofala, e a 30 da vila-sede do distrito, Nhamatanda.

Tica tem 197 produtores de tomate. A maior parte deles vende o produto no Mercado Agrário de Tica que fica nas bermas da Estrada Nacional Número 6, por onde passam os camiões provenientes do Zimbabwe e da Zâmbia, e que transportam mercadorias para o Porto da Beira.

É o caso de Elisa Alberto, natural do Búzi, um distrito também da província de Sofala. Elisa Alberto, 39 anos, viúva, mãe de 8 filhos, vive em Tica há 20 anos.

Há 12 anos que sobrevive da venda de tomate e diz que foi graças a esse negócio que conseguiu fazer algo na vida.

Mas, como a camponesa Luísa João, Elisa Alberto tem tido prejuízos porque nem sempre consegue comercializar o tomate.

Agora, um projecto da iniciativa do governo distrital de Nhamatanda decidiu construir uma unidade fabril, de processamento e conservação de tomate, mas também de outras hortícolas e fruta diversas.

Sérgio Moiane, administrador do Distrito de Nhamatanda, falando à Voz da América sobre a construção de uma fábrica de processamento de tomate e outras hortícolas e de fruta diversas em Tica.

Uma construção de raiz, avaliada em cerca de 265 mil dólares americanos, que iniciou em Dezembro de 2013 e termina no final de Maio próximo. Uma fábrica cuja produção será comercializada em diversos mercados do país.

XS
SM
MD
LG