Links de Acesso

Expulsos da Ilha de Luanda aguardam por promessas há cinco anos


Deslocados para Zango 1 querem sair do local por falta de condições.

Cerca de três mil cidadãos que moram em casas de chapas e latas no Zango 1, em Luanda, continuam à espera das autoridades cumpriram as promessas feitas há cinco anos quando foram deslocados da Ilha de Luanda.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:01 0:00
Faça o Download

Com o processo de requalificação daquele bairro, o Governo demoliu as suas residências e foram transferidos, em 2009, para a zona do Zango 1. No princípio receberam tendas com promessa de terem casas nos 90 dias seguintes, mas os três meses transformaram-se em 5 anos.

Os moradores do Zango 1 encontram-se desesperados e, em declarações à VOA sob anonimato por medo de represálias, um deles diz aguardar o cumprimento das promessas. “Estamos aqui há cinco anos e alguns meses, o nosso maior problema é sairmos daqui porque as pessoas que estão lá em frente só fazem coisas que não agradam o povo”, acusa um morador.

Segundo outro morador, “o mais triste é que há pessoas que morrerem de várias doenças, há frustração, os jovens não trabalham, o Governo tem que colocar aqui uma esquadra policial e um psicólogo, para analisar o que se passa com os jovens porque é triste passar os dias sem fazer nada”, clama um taxista que não trabalha, tem filhos pequenos e depende da mulher.

A situação é tão precária que fomos desafiados a tentar entrar numa das casas de lata para ver se conseguíamos permanecer lá dentro por alguns minutos.

A VOA tentou, mais uma vez, mas sem qualquer sucesso ouvir a administração municipal de Viana.

XS
SM
MD
LG