Links de Acesso

EUA, Reino Unido e França não participam do debate sobre eliminação de armas nucleares

  • Redacção VOA

Nikki Haley justifica ausência dos EUA do debate

Cerca de 40 países não compareceram nas discussões

Estados Unidos, Reino Unido e França estão entre os quase 40 país que não participam no debate sobre um tratado de eliminação de armas nucleares que arrancou nesta nesta segunda-feira, 27, na ONU, disse a embaixadora americana junto da organização.

Nikki Haley afirmou a repórteres que os países que não participarão das negociações estão comprometidos com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), feito em 1970 e que busca impedir a propagação de armas nucleares e tecnologias de armas.

“Não há nada que eu queira mais para minha família do que um mundo sem armas nucleares. Mas temos que ser realistas. Existe alguém que acredita que a Coreia do Norte irá concordar em eliminar armas nucleares?”, disse Haley a repórteres.

A Assembleia Geral da ONU adoptou uma resolução em Dezembro, em 113 votos a favor e 35 contra, com 13 abstenções, que decidiu “negociar um instrumento juridicamente vinculativo para proibir armas nucleares, levando à sua eliminação total”, e encorajou todos os Estados membros a participarem.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG