Links de Acesso

Manifestações contra brutalidade policial "invadem" cidades americanas


Manifestantes em Washington
Manifestantes em Washington

Washington e Nova Iorque acolheram as maiores manifestações.

Milhares de pessoas manifestaram-se sábado, 13, em Nova Iorque, Washington e outras cidades americanas para protestarem contra a morte de adultos e jovens afro-americanos nas mãos da policia e para apelarem a reformas no modo operacional dos departamentos policiais.

Familiares de Michael Brown, Eric Garner, Tamir Rice e Trayvon Martin - quatro pessoas mortas em incidentes nos últimos dois anos – participaram na marcha em Washington convocada sob o lema Marcha pela Justiça para Todos.

Vários milhares de manifestantes marcharam da Casa Branca até ao edifício do Congresso. Alguns dos manifestantes transportavam dísticos afirmando “As vidas dos negros têm importância”.

Perto do Capitólio – o edifício do Congresso – familiares e activistas dos direitos cívicos efectuaram discursaram para os manifestantes.

Uma manifestação ainda, onde milhares de pessoas participaram numa manifestação convocada sob o lema "A marcha dos Mmlhões". Outras marchas e comícios ocorreram nas cidades de Boston, Chicago e São Francisco.

As manifestações têm-se multiplicado nos Estados Unidos desde que um Grande Júri decidiu não indiciar um agente branco da polícia que matou a tiro Michael Brown de 18 anos de idade em Ferguson no Misouri.

Outras manifestações eclodiram quando um Grande Juri em Nova Iorque também se recusou a indiciar um agente da policia pela morte de Eric Garner.

XS
SM
MD
LG