Links de Acesso

EUA instalam escudo anti-mísseis na Coreia do Sul após disparos norte-coreanos


Testes ao sistema Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) nesta foto sem data cedida pelo Departamento de Estado Americano

Testes ao sistema Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) nesta foto sem data cedida pelo Departamento de Estado Americano

Os Estados Unidos anunciaram a instalação de um sistema de defesa contra mísseis na Coreia do Sul, após uma série de testes com mísseis balísticos realizada pela Coreia do Norte, enquanto o Presidente Donald Trump reafirmava o seu apoio aos aliados naquela região.

A instalação do Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) contribuirá "para um sistema de defesa anti-mísseis e aumentará a defesa da aliança entre Estados Unidos e Coreia do Sul contra as ameaças de mísseis da Coreia do Norte", assinalou o Comando do Pacífico em comunicado.

"Os testes de aceleração do programa norte-coreano de armas nucleares e de lançamento de mísseis balísticos constituem uma ameaça à paz e a segurança internacionais e violam várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

A Coreia do Sul e os Estados Unidos concordaram no ano passado em instalar o sistema THAAD, que a China já denunciou - em diversas ocasiões - como uma ameaça à sua segurança.

A declaração do Comando do Pacífico, que supervisiona as operações militares dos Estados Unidos na Ásia e no Pacífico, assinala que o sistema cumpre "uma função estritamente defensiva e não representa qualquer ameaça a outros países da região".

O sistema está desenhado para interceptar e destruir mísseis balísticos de curto e médio alcance durante sua fase final de voo.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG