Links de Acesso

EUA: Impasse no Congresso leva a encerramento do governo federal

  • Redacção VOA

Monumento ao presidente Lincoln em Washington encerrado ao público

Monumento ao presidente Lincoln em Washington encerrado ao público

O encerramento parcial do governo surge na sequência de um braço de ferro político entre os dois principais partidos americanos.

Aqui nos Estados Unidos muitos funcionários públicos foram hoje obrigados a ficarem em casa sem receberem salário por causa do impasse político entre republicanos e democratas sobre o orçamento federal.

O encerramento parcial do governo surge na sequência de um braço de ferro político entre os dois principais partidos americanos a propósito do orçamento para o próximo ano fiscal, que nos Estados Unidos começa no dia 1 de Outubro Outubro.

Os congressistas republicanos querem uma moratória de um ano para a implementação de uma das mais emblemáticas propostas do presidente Obama, a nova lei de bases da saúde, conhecida por Obamacare.

Os democratas e a Casa Branca opõem-se a um adiamento da legislação que entrou hoje em vigor.

Por outro lado até meados deste mês, para além da questão orçamental, será preciso um novo entendimento no Congresso para o governo americano poder aumentar o tecto da dívida pública, ou seja, a quantidade de dinheiro que o país pode pagar e pedir emprestado aos mercados financeiros.
XS
SM
MD
LG