Links de Acesso

Kerry não se avistou com Chicoty por causa da situação na Síria - Embaixador

  • Redacção VOA

Jorge Chicoty

Jorge Chicoty

Súbito cancelamento da visita provocou mau estar em Luanda e especulação sobre a UNITA

O embaixador americano em Angola Christopher McMullen negou que o cancelamento de um encontro entre o secretário de estado John Kerry e o ministro dos negócios estrangeiros Jorge Chicoty estivesse relacionado com uma visita da UNITA a Washington.




O ministro Chicoty deveria ter-se encontrado aqui em Washington na semana passada com Kerry mas a visita foi anulada depois das autoridades americanas terem subitamente cancelado o encontro.

Chicoti tencionava também participar em vários eventos para assinalar um aniversário das relações entre os Estados Unidos e Angola e o cancelamento do encontro provocou mau estar entre o governo angolano.

Alguns dias antes tinha estado em Washington uma delegação da UNITA que manteve contactos no departamento de estado entre outros lugares. .

Isso levantou teorias sobre o cancelamento da visita de Chicoti.

Mas o embaixador americano contrariou todas as especulações que atribuem a indisponibilidade do secretário de Estado, John Kerry, em receber na última Segunda-feira em Washington, o ministro angolano, a um suposto relatório da UNITA que teria sido entregue às autoridades americanas sobre a violação dos direitos humanos em Angola.

O diplomata americano disse que já tinha esclarecido o ocorrido junto do ministro angolano.

“Não absolutamente não,” disse McMullen sobre esses rumores.

Citado pela Emissora Católica de Angola, Cristopher McMullen explicou que tudo se deveu à deslocação do chefe da diplomacia do seu país, John Kerry, à Rússia para analisar a situação na Síria com as autoridades locais.

" Foi adiada a visita devido ao facto do secretário Kerry ter ido à Rússia para tratar da situação critica na Síria e não foi uma coisa mais do que isto", esclareceu o embaixador americano que disse que um encontro entre Kerry e a presidente da Libéria tinha também sido anulado.

Christopher McMullen, garantiu que novos contactos estão em curso junto da Embaixada angolana em Washington e do Gabinete do Secretário de Estado americano visando a remarcação da vista ministro Chicoty ao Departamento de Estado americano.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG