Links de Acesso

EUA aprovam o aumento do tecto da dívida norte-americana até 2015


A Câmara de Representantes aprovou na noite de ontem, 11, o aumento do tecto da dívida americana até 15 de Março de 2015, uma medida que ainda deve ser ratificada pelo Senado para descartar qualquer risco de suspensão de pagamentos.

A medida foi adoptada por 221 votos contra 201, contando com o apoio de quase todos os democratas e de apenas 28 republicanos. O texto deverá ser adoptado definitivamente pelo Congresso até 27 de Fevereiro.

Os republicanos, que dominam a Câmara de Representantes, já tinham declarado a renúncia à exigência de contrapartidas para elevar o tecto da dívida, um anúncio surpreendente assimilado como uma capitulação frente ao presidente Barack Obama. Encurralados, deixaram que a votação seguisse, embora a maioria tenha votado contra.

O limite legal da dívida, suspenso em Outubro após uma dura queda de braço parlamentar, foi reactivado na sexta-feira até 17,211 biliões de dólares. O Tesouro advertiu que não poderia aguentar até 27 de Fevereiro, sem uma nova autorização de financiamento por parte do Congresso. Nessa data, teria início a suspensão dos pagamentos.
XS
SM
MD
LG