Links de Acesso

Estupro colectivo revolta brasileiros


Dados indicam que um estupro acontece a cada 11 minutos no Brasil.

Uma adolescente de 16 anos foi vítima de um estupro colectivo no Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O facto assumiu contornos nacionais e apesar da crise política actual, mobiliza o país, com várias campanhas a pedirem mão pesada da justiça e das autoridades contra violadores sexuais.

O crime foi praticado por mais de 30 homens na sexta-feira, 20, mas ganhou notoriedade quanto os supostos criminosos publicaram nas redes sociais um vídeo com a vítima nua e a dormir.

A esquadra de repressão aos crimes de informática do Rio de Janeiro investiga o caso e já terá identificado quatro suspeitos.

A jovem foi encaminhada para um hospital na quinta-feira, 26, e recebeu atendimento médico.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais brasileiras depois da divulgação dos vídeos pelos estupradores.

Internautas do país, principalmente mulheres, pediram o fim da cultura do estupro no Brasil.

De acordo com os dados mais recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, um estupro acontece a cada 11 minutos no país e as vítimas são principalmente mulheres.

No mesmo dia do crime cometido no Rio de Janeiro, outro estupro colectivo aconteceu em Teresina, no Piauí, onde um homem de 18 anos e quatro adolescentes abusaram sexualmente de uma menina de 17 anos.

A ONU Mulheres divulgou uma nota em que pediu tolerância zero a todas as formas de violência contra as mulheres e à banalização desses crimes no Brasil.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro-Mulher, Daniela Gusmão, afirmou à VOA que crimes brutais como esse mostram "o quanto a sociedade brasileira tem regredido nas questões de género" e garantiu que a OAB vai prestar auxílio jurídico à jovem.

Internautas agendaram nas redes sociais protestos em diversas cidades do Brasil para a próxima semana, para pedir o fim da violência contra a mulher e a punição dos envolvidos nesses crimes.

XS
SM
MD
LG