Links de Acesso

Estudo revela que Moçambique é dos piores países para pessoas idosas


Maputo
Maputo

A Helpage International, uma organização não-governamental, lançou ontem, 19, em Maputo um relatório que coloca Moçambique na penúltima posição, depois do Afeganistão, no Índice Global das Pessoas Idosas. Em termos práticos, a Helpage afirma que Moçambique é o segundo pior país do mundo, dos que foram avaliados para o presente estudo, para os cidadãos que já atingiram a terceira idade.

O relatório baseia-se num estudo conduzido em 96 países do mundo, onde a Noruega, Suécia e Suíça ocupam as três primeiras posições respectivamente. Aliás, as primeiras sete posições são ocupadas apenas por países europeus. Os Estados Unidos ocupam a oitava posição.

O estudo apenas avaliou cinco dos 15 países que integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), nomeadamente a África do Sul, Zâmbia, Tanzânia e o Malawi. As Ilhas Maurícias é o melhor país no continente africano (38o. lugar) e na região da SADC. África do Sul assume a 80ª posição, seguida pela Zâmbia (88), Tanzânia (92) e Malawi (93).

Em Moçambique, os idosos representam cerca de cinco por cento da população.

XS
SM
MD
LG