Links de Acesso

Estudantes angolanos no Brasil enfrentam desafios da falta de dinheiro ao racismo


Paullo Macongo co-fundador da Associação de Estudantes Angolanos em São Paulo, Brasil. Dez., 2016
Paullo Macongo co-fundador da Associação de Estudantes Angolanos em São Paulo, Brasil. Dez., 2016

Estudantes angolanos criaram a 'Associação dos Angolanos em São Paulo' para ajudar gratuitamente os compatriotas que chegam às universidades particulares da maior cidade brasileira.

O fundador da associação, Paullo Macongo, explicou, em entrevista à Voz da América, que a ideia nasceu das experiências negativas que ele próprio enfrentou quando viajou ao país sul-americano para estudar e não recebeu nenhum tipo de orientação.

Experiências negativas de Paullo Macongo resultam em Associação de Estudantes Angolanos no Brasil
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:03 0:00

Uma das principais dificuldades dos angolanos que estudam no Brasil é o impedimento de receber dinheiro das famílias, já que as transferências bancárias a nações estrangeiras estão canceladas em Angola.

Já quem possui bolsa de estudos do governo angolano relata que tem dificuldades para receber os valores.

Não é permitido trabalhar com visto de estudante no Brasil, o que dificulta ainda mais a situação dos alunos que não podem receber as transferências bancárias de Angola. Há a possibilidade de fazer um estágio, mas a concorrência é grande, especialmente para os estrangeiros, como explica o fundador da associação, Paullo Macongo. Sem renda, alguns estudantes se declaram como refugiados para o governo brasileiro para conseguir a carteira de trabalho.

Além de toda a dificuldade para conseguir uma fonte de renda para bancar os estudos e pagar as propinas das universidades, os angolanos ainda enfrentam racismo e xenofobia na sociedade brasileira.

Apesar de todas essas dificuldades, vale a pena estudar no Brasil, perguntam-se muitos estudantes. Paullo Macongo diz que sim, especialmente pela qualidade das universidades brasileiras. Quem estiver com dúvidas sobre que dificuldades um angolano enfrenta para estudar no Brasil, a associação oferece ajuda gratuita pela página no Facebook www.facebook.com/angolanosemsp

XS
SM
MD
LG