Links de Acesso

Estrada nacional entre Uíge e Zaire vai ser reabilitada


Vital para o desenvolvimento económico, a estrada não é reparada desde a era colonial.

As províncias do Uíge e Zaire poderão de novo em breve estar ligadas caso siga por diante um plano para reabilitar a estrada que as liga.

No fim-de-semana, o ministro do Urbanismo e Construção consignou o contrato com a empresa que vai reabilitar a estrada nacional que liga os municípios do Songo, Bembe e a vizinha província do Zaire.

A estrada nacional que liga as províncias passando pelos municípios do Songo e Bembe, no Uíge, e Nzeto, até Mbanza Congo, na província do Zaire, é uma das potencialidades económicas desta região de Angola, que permite as trocas comerciais entre as duas províncias que fazem fronteira com a República Democrática do Congo.

A via Songo-Bembe-Lucunga é um dos acessos que o Uíge tem para o mar.

Reabilitada, ela irá facilitar o escoamento da produção em grande escala, bem como a troca de produtos entre as duas províncias, facilitando a vida da população.

A estrada nunca beneficiou de obras de restauro desde que foi construída na década de 1970 ainda durante a administração colonial portuguesa.

Populares contactados pela VOA mostraram-se indignados pelo facto de a estrada nunca ter sido alvo de reabilitação, afirmando que no passado houve promessas nesse sentido mas nunca foram concretizadas.

O secretário provincial da CASA-CE António Francisco Fernandes disse à VOA que a reabilitação da mesma estrada nacional sempre foi sua preocupação colocada nos encontros que o Governo provincial tem realizado com os partidos políticos na oposição na província do Uíge.
XS
SM
MD
LG