Links de Acesso

Vietnam e Estados Unidos fortalecem relações

  • Redacção VOA

No meio de apreensões sobre ambições da China Obama inicia viagem de três dias a nação onde milhares de americanos morreram.

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou hoje ao Vietnam para uma visita que visa fortalecer as relações entre os dois países.

Durante a sua estadia de três dias no Vietname Obama vai reunir-se com líderes governamentais e do Partido Comunista.

Um cartaz de Obama em Hanoi

Um cartaz de Obama em Hanoi

A visita surge 41 anos depois do fim da guerra do Vietnam em que dezenas de milhar de soldados americanos e também dezenas de milhar vietnamitas.

A visita culmina uma reviravolta nas relações entre os dois países que se iniciou com a normalização das relações entre os dois países durante a presidência de Bill Clinton que foi o primeiro presidente americano a visitar o país desde o fim da guerra.

A administração Obama vê agora o Vietnam como um país essencial na sua anunciada “viragem para a Asia” que visa tornar este continente na prioridade da política externa americana.

O Vietnam, bem como outros países da região, quer por seu turno fortalecer as suas relações com Washington devido a crescentes apreensões sobre as ambições da China na região, disse Murray Hiebert do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais sediado em Washington.

Segunda-feira de manhã o presidente Obama vai reunir-se com o presidente Vietnamita, o primeiro ministro e com o secretário geral do Partido Comunista Nguyen Phu Trong que visitou Washington em Julho.

XS
SM
MD
LG