Links de Acesso

EUA: Presidente da ExxonMobil, Rex Tillerson, na lista de potenciais secretários de estado


Rex Tillerson, durante um encontro em Agosto de 2011 com o líder russo, Vladimir Putin.
Rex Tillerson, durante um encontro em Agosto de 2011 com o líder russo, Vladimir Putin.

Nos Estados Unidos, o presidente da ExxonMobil, Rex Tillerson, foi citado por fontes próximas da equipa de transição do presidente-eleito, Donald Trump, como um dos principais candidatos ao cargo de secretário de estado.

O nome de Tillerson junta-se assim ao do antigo candidato presidencial republicano, Mitt Romney. O ex-presidente da câmara de Nova Iorque, Rudy Giuliani, afirmou por seu lado ontem que já não estava interessado no cargo e indicou que tinha planos para regressar ao sector privado.

Tillerson, tem uma vasta experiência no mundo dos negócios internacionais incluindo a Rússia.

O envolvimento de Tillerson com a Rússia e o seu relacionamento pessoal com o líder russo Vladimir Putin seria certamente causa para escrutínio durante as audiências de confirmação no Senado depois das tentativas de Moscovo de influenciar os resultados das presidenciais americanas de Novembro passado.

Os serviços secretos americanos concluíram que a Rússia interferiu na fase final da campanha para ajudar Trump a conseguir a presidência de acordo com altas entidades da administração americana.

A conclusão baseia-se até certo ponto no facto da Rússia ter piratado os computadores da comissão nacional do partido republicano e também de organizações do partido democrático, tendo passado apenas informações dos democratas para a Wikileaks.

XS
SM
MD
LG