Links de Acesso

Americana de origem somali toma posse como legisladora


Ilhan Omar ( à esquerda ), tomando posse como legisladora no Minnesota

Ilhan Omar ( à esquerda ), tomando posse como legisladora no Minnesota

A improvável jornada de Ilhan Omar, uma refugiada somali de um campo no Quénia, concluiu-se com a tomada de posse como legisladora da Câmara dos Representantes do estado americano do Minnesota. Ilhan Omar é agora uma fonte de inspiração para os muçulmanos especialmente mulheres muçulmanas através do Mundo.

Ilhan Omar tomou posse como legisladora na Câmara dos Representantes do Minnesota, um feito que muitos consideravam impossível num ano de eleições que colocou os muçulmanos no centro de um aceso debate sobre imigração e terrorismo.

O director da Sociedade Americano Muçulmana de Minnesota, Asad Zaman, foi um dos muitos apoiantes que assistiu á tomada de posse de Ilhan Omar fazendo o juramento na presença do Corão na Câmara dos Representantes do Minnesota.

“ Esta é a América que acolhe uma somali-americana, uma mulher envergando o hijab como sua representante, acho que isso diz algo de extraordinário sobre a América”, disse Zaman.

A negatividade da campanha presidencial de 2016 não passa agora de um pormenor para Ilhan Omar que vê como positivo o seu papel no debate nacional sobre muçulmanos-americanos: “Serve de contraponto aqueles que só dizem mal. Também há o lado positivo, e, se alguém como a Ilhan, com todas as chances contra ela, pode ter sucesso, então podem os constatar que enquanto país temos um prato da balança que é bom e outro que é mau. Temos que arranjar maneiras de nos unir-mos e amplificarmos as vozes do bem”.

Apesar de Omar ser a primeira legisladora somali americana no governo estadual do Minesota, ela não conseguiu obter o apoio da maioria dos eleitores somali-americanos no seu circulo eleitoral, ela foi eleita por votos exteriores à diáspora.

“A politica é a arte da inclusão e a Ilhan Omar foi capaz de fazer uma campanha atraindo um grupo grandemente composto por brancos liberais e convencendo-os que era a melhor candidata”, afirmou Zaman.

Ela está também a convencer outros para além do Minnesota que tudo é possível, tal como realçou numa recente visita ao Corno de África.

“Ouvir histórias de jovens que decidiram candidatar-se a cargos políticos no Quénia e na Somália visto que se inspiraram na minha campanha. Acho que mensagens como essa põem as coisas em perspectiva e amplificam o nível e a magnitude daquilo que fomos capazes de fazer aqui”, ddisse Omar.

A magnitude do papel de Omar como legisladora no Minnesota ainda está por apurar, mas Zaman salienta que Omar agora despertou as atenções para além dos eleitores do Minnesota:“ É muito importante. Acho que o Mundo inteiro está atento às nossas ações.”

E é por isso que Ilhan Omar diz que um dos seus maiores desafios é o de viver à altura das esperanças e expectativas no momento em que avança na sua histórica jornada.

XS
SM
MD
LG