Links de Acesso

Estados Unidos saúdam trégua e desejam paz duradoura em Maputo


Dean Pittman, embaixador dos Estados Unidos em Maputo
Dean Pittman, embaixador dos Estados Unidos em Maputo

Comunicado destaca "avanço significativo para uma paz duradoura".

A embaixada dos Estados Unidos em Maputo saudou o prolongamento da trégua anunciada nesta terça-feira, 3, pelo presidente da Renamo e manifestou a esperança que seja alcançada uma paz permanente em Moçambique.

"A corajosa liderança demonstrada pelo Presidente Filipe Nyusi e pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, ao darem este passo representa um avanço significativo para uma paz duradoura", lê-se no comunicado enviado às redacções.

A representação diplomática diz ainda esperar que "com base nesta conquista", Governo e Renamo "possam demonstrar coragem igual na resolução das diferenças políticas" e encontrar "uma paz permanente e a base democrática necessária para o desenvolvimento socioeconómico de todos os moçambicanos".

Ao anunciar o prolongamento da trégua por mais 60 dias, o presidente da Renamo diz ter por objectivo “oferecer a paz aos moçambicanos”, enquanto as negociações decorrem e com a presença de observadores internacionais.

Afonso Dhlakama adiantou ter garantido ontem por telefone ao Presidente da República que os seus homens "não irão provocar nos quartéis das forças governamentais" e que espera o mesmo comportamento das forças do Governo.

O presidente da Renamo garantiu que a mediação internacional vai continuar e quedois grupos de trabalho vão trabalhar no sentido de chegar a um entendimento.

XS
SM
MD
LG