Links de Acesso

Estados Unidos, principal mercado de importação de Angola


China continua a ser o principal importador de produtos angolanos.

O primeiro mercado de importações de Angola são os Estados Unidos, seguidos da China e Portugal, de acordo com dados divulgados pelo Ministério das Finanças, em Luanda.

Nos primeiros três meses de 2016, Angola importou cerca de 480 mil milhões de dólares (494 mil milhões de kwanzas) em bens e serviços.

Este aumento, que analistas consideram “conjuntural”, deve-se essencialmente, de acordo com os documentos do Ministério das Finanças de Angola, à aquisição equipamentos pela Prodel, a empresa pública de produção de electricidade.

A China, que até o final de 2015 era o principal mercado para as importações angolanas, vendeu menos 47 por cento no primeiro trimestre deste ano, num total de 420 mil milhões de dólares, enquanto Portugal exportou cerca de 395 mil milhões de dólares.

Ainda de acordo com a mesma fonte, nos primeiros três meses de 2016 houve uma redução de 51 por cento em relação ao período homólogo do ano passado em grande parte devido à crise económica e financeira que assola o país.

Em sentido contrário, a China é o principal mercado dos produtos angolanos, na sua esmagadora maioria de petróleo bruto, com um total de 1.150 milões de dólares, cerca de 50 por cento em relação ao mesmo período de 2015.

Em segundo lugar surgem os Estados Unidos, 84, 2 mil milhões de dólares e Emirados Árabes Unidos, com 165 mil milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG