Links de Acesso

Estados Unidos ajudam 80 mil crianças moçambicanas a aprender a ler


Projecto ascende a 250 milhões de dólares.

Em Moçambique, mais de 80 mil crianças de 306 escolas primárias na província de Nampula beneficiam do projecto Agência dos Estados Unidas para a Ajuda Internacional (Usaid) “Aprender a ler”.

Estados Unidos ajudam 80 mil crianças moçambicanas a aprender a ler
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:44 0:00
Faça o Download

A iniciativa é parte da estratégia global de educação Usaid/Washington que visa melhorar as habilidades de leitura de 100 milhões de crianças do ensino primário no mundo.

Outra vertente é ajudar na melhoria da gestão escolar.

Em Moçambique, este é o primeiro projecto do género e está a ser desenvolvido nas províncias de Nampula e Zambézia, com um investimento total de 250 milhões de dólares americanos.

A escolha dessas províncias deve-se ao facto delas deterem o maior número de alunos.

O "Aprender a Ler" já providenciou formação e acompanhamento de 1.328 professores primários em Nampula em competências no ensino da leitura e disponibilizou mais de um milhão de exemplares de material de leitura.

O embaixador dos Estados Unidos de América em Moçambique, Dean Petman, que se encontra de visita em Nampula para ver os projectos, disse que o seu Governo aprecia e valoriza a colaboração com Moçambique, ao abrigo da qual está a contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

As autoridades americanas consideram que o projecto está a ter um impacto positivo nas escolas de Nampula.

Para além da área de educação, o Governo americano apoia Moçambique nas áreas de saúde, agricultura e economia, com investimento anual de 400 milhões de dólares

O Embaixador Dean Petman revelou ainda que o seu país pretende ser o maior investidor privado em Moçambique.

XS
SM
MD
LG