Links de Acesso

Estados Unidos elogiam Albânia pelo reassentamento de membros da oposição iraniana MEK


John Kerry
John Kerry

…e pelos avanços na luta contra a corrupção.

O Secretário de Estado John Kerry aproveitou a sua visita à Albânia para agradecer o reassentamento de membros de um grupo de oposição iraniana, conhecido como Mujahedin-e Khalq, ou MEK.

Nos últimos dois anos, a Albânia recebeu cerca de mil membros do MEK e comprometeu-se a reassentar mais dois mil, disse um alto funcionário do departamento de estado.

Muitos dos reassentados viviam em acampamentos apoiados pelos EUA no Iraque.

Antes da visita, havia sido dito que Kerry não iria falar do assunto dada a sua sensibilidade.

Os Estados Unidos têm assistido a Albânia nos seus esforços para realojar membros do MEK, um grupo que os tem apoiado em operações militares no Oriente Médio e na luta contra o terrorismo.

A assistência dos EUA inclui uma doação de 20 milhões de dólares à agência de refugiados das Nações Unidas para ajudar a realocar os membros do MEK, disse o funcionário do departamento de estado.

Os Estados Unidos apoiam também a Albânia na segurança e desenvolvimento económico para melhorar a sua capacidade de ajuda aos refugiados.

Kerry escala a Albânia numa altura em que o país procura adoptar reformas para ajudar no combate à corrupção. Tal acção foi elogiada por Kerry.

Albânia, que pretende ter leis alinhadas às normas americanas e europeias, criará uma entidade semelhante ao Agência Federal de Investigação, FBI.

XS
SM
MD
LG