Links de Acesso

Estados Unidos e Cuba com encontro a alto nível


Bruno Rodríguez e John Kerry
Bruno Rodríguez e John Kerry

Chefes da diplomacia de Washington e Havana reuniram-se no Panamá, mas não há previsão de reunião bilateral entre Obama e Castro.

O secretário de Estado americano John Kerry e o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, reuniram-se ontem, 9, na véspera da 7ª Cimeira das Américas, no Panamá. O histórico encontro é o de mais alto nível em décadas entre representantes dos dois países.

O Departamento de Estado americano publicou na sua conta do Twitter uma foto de Kerry e Rodríguez apertando as mãos, depois de a porta-voz do órgão, Marie Harf, ter anunciado a realização do encontro na mesma rede social.

Uma nota do Departamento de Estado americano revelou, mais tarde, que a reunião "foi longa e muito construtiva".

Kerry e Rodríguez fizeram progressos e vão continuar a trabalhar para resolver "os assuntos pendentes", concluiu a nota.

Até o momento, o governo cubano não divulgou nenhuma informação sobre a reunião, assim como também não o fizeram os meios de comunicação da ilha comunista.

Entretanto, é aguardado para hoje um encontro entre o Presidente Obama e o seu homólogo cubano Raúl Castro, mas a Casa Branca já avançou não haver, por enquanto, nenhuma reunião bilateral programada entre os dois líderes, apesar de que terão "algum tipo de interacção" durante a cimeira.

Ontem, de visita a Jamaica, Obama revelou ter recebido do Departamento de Estado a recomendação para retirar Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo, mas esclareceu que ainda não tomou uma decisão sobre o assunto.

A sugestão de John Kerry deve ser revista agora por uma equipa de assessores da Casa Branca, que depois passará para Obama as suas conclusões.

Cuba reivindica a sua saída dessa lista, mas não considera a retirada como um pré-requisito para retomar as relações bilaterais com os Estados Unidos e reabrir as embaixadas nas respectivas capitais.

Recorde-se que o Presidente americano vai se reunir com a sua homóloga Dilma Roussef à margem da Cimeira das Américas, que se realiza hoje e amanhã no Panamá.

XS
SM
MD
LG