Links de Acesso

Estados Unidos e China prometem fechar o cerco à Coreia do Norte


Barack Obama e Li Keqiang
Barack Obama e Li Keqiang

Barack Obama e Li Keqiang encontraram-se em Nova Iorque.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, concordaram em Nova Iorque ampliar a cooperação no Conselho de Segurança da ONU e nos canais de aplicação da lei depois do quinto teste nuclear da Coreia do Norte.

"Ambos os líderes condenaram o teste nuclear da Coreia do Norte em 9 de Setembro e decidiram fortalecer a coordenação para alcançar a desnuclearização da península coreana, incluindo revigorar a cooperação no Conselho de Segurança da ONU e em canais de aplicação da lei na Coreia do Norte", disse a Casa Branca em comunicado.

Entretanto, Wall Street Journal revelou que os dois países estão investigando as finanças do Liaoning Hongxiang Industrial, um conglomerado chinês comandado por um quadro do Partido Comunista, que o Governo dos Estados Unidos acredita ter um papel de ajuda no programa nuclear da Coreia do Norte.

Diplomatas da ONU disseram que os dois países começaram a discutir uma possível resolução de sanção em resposta ao teste nuclear norte-coreano realizado neste mês.

XS
SM
MD
LG