Links de Acesso

Estados Unidos: China precisa de melhorar o registo de direitos humanos, apela diplomata sénior


Tom Malinowski

Tom Malinowski

Um diplomata sénior dos EUA apela a China para melhorar o seu registo de direitos humanos para garantir que a próxima visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, a Washington seja um sucesso.

O Secretário de Estado-adjunto para a Democracia,Tom Malinowski, fez o comentário, na quinta-feira,13, primeiro de dois dias de um diálogo anual sobre os direitos humanos com as autoridades de Pequim.

"O diálogo deu-nos uma oportunidade para transmitir, antes da visita (do presidente Xi), o crescente sentimento de alarme nos Estados Unidos sobre a situação dos direitos humanos na China", disse Malinowski.

Malinowski disse que os EUA levantaram preocupações sobre questões como a repressão chinesa aos advogados de direitos humanos, restrições impostas aos jornalistas dos EUA na China, liberdade religiosa no Tibete e em Xinjiang.

Enquanto isso, as autoridades chinesas destacaram a questão da violência policial nos EUA, incluindo os recentes assassinatos de homens negros desarmados cometidos pela polícia, que provocaram uma onda de protestos em todo o país.

XS
SM
MD
LG