Links de Acesso

Estados Unidos realçam eleição presidencial em Cabo Verde e reitera ser um modelo em África

  • Redacção VOA

John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado

John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado

Porta-voz do Departamento de Estado felicita Jorge Carlos Fonseca pela reeleição.

O porta-voz do Departamento de Estado americano "felicitou o povo de Cabo Verde pela sua participação entusiasta e pacífica na eleição presidencial" do passado domingo, 2, que, para John Kirby, reafirma "a posição de Cabo Verde como um modelo de valores democráticos e processos em África".

Na declaraçao emitida nesta quinta-feira, 6, Kirby felicitou o Presidente reeleito Jorge Carlos Fonseca e reiterou que os Estados Unidos "esperam continuar a trabalhar com o Governo e o povo de Cabo Verde com vista à sua prosperidade, através da boa governação, melhoria da saúde e do acesso à energia, bem como na luta contra as ameaças comuns, incluindo a criminalidade transnacional e o terrorismo".

Jorge Carlos Fonseca foi reeleito para um segundo mandado com 74 por cento dos votos, num acto marcado por uma abstenção de 64, 3 por cento.

Na corrida ao Palácio do Plateau estiveram também dois independentes sem quaisquer apoios das outras duas formações políticas nacionas, PAICV e UCID, Albertino Graça, que conseguiu 22,8 por cento dos votos, e Joaquim Monteiro, com 3,4 por cento.

Fonseca toma posse no dia 20 de Outubro.

XS
SM
MD
LG