Links de Acesso

Estados Unidos apoiam Moçambique no combate a calamidades

  • Redacção VOA

 Douglas Griffiths, embaixador dos EUA em Maputo

Douglas Griffiths, embaixador dos EUA em Maputo

Embaixador Douglas Griffiths anuncia entrega de 15 milhões de dólares para instalação de um sistema de gestão de informação de calamidades.

Os Estados Unidos vão apoiar Moçambique na criação de um sistema integrado de gestão de informação sobre calamidades.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, em Maputo, pelo embaixador americano Douglas Griffiths, que adiantou a entrega de 15 milhões de dólares ao Governo moçambicano.

"A ideia é usar todas as ferramentas e tecnologias para salvar vidas e proteger os bens da população", disse Griffiths na conferência de imprensa que lançou o sistema integrado de gestão de informações sobre calamidades em Moçambique.​

Para o ministro de Transporte e Comunicações Carlos Mesquita, por seu lado, "o Governo considera a prevenção como uma das principais linhas de ação estratégica nos seus esforços de melhoria da vida das populações em locais afetados pelas calamidades".

O projecto, com duração de cinco anos e a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), visa criar um fluxo de informação sobre os desastres naturais no país, principalmente nas zonas rurais, como forma de ajudar o Governo a tomar decisões em caso de catástrofes.

A primeira fase será executada nas cidades de Pemba e Quelimane.

Nas cheias deste ano, cerca de 160 mil pessoas foram afectadas nas regiões centro e norte de Moçambique.

XS
SM
MD
LG