Links de Acesso

Os 20 anos de relacionamento de Angola com os Estados Unidos

  • Arão Ndipa

Christopher McMullen, embaixador americano em Luanda

Christopher McMullen, embaixador americano em Luanda

Os dois estados pretendem diversificar através de acordos bilaterais

"A amizade que está sempre a subir", é o lema escolhido para assinalar os vinte anos das relações diplomáticas e comerciais entre Angola e os Estados Unidos.

Duas dezenas de anos de amizade e cada vez mais impulsionada pelo sector petrolífero, uma tendencia que os dois estados pretendem diversificar através da assinatura de vários acordos bilaterais.


Entretanto o embaixador americano em Angola negou esta semana que o cancelamento de um encontro entre o secretário de Estado norte americano John Kerry e o ministro dos Negócios Estrangeiros Jorge Chicote estivesse relacionada com uma visita da UNITA a Washington.

Alguns circulos políticos em Angola especularam sobre este adiamento desta visita de Jorge Chicote, alegando o mau estar nas relações entre os dois países.

O analista de politica internacional, Bernardino Neto, recua no tempo e nos faz transportar para o 19 de Maio de 1993, ocasião que marcou o reconhecimento do Estado Angolano, depois de vários anos de crispações.

Analistas em Luanda consideram que o diálogi entre Angola e os Estados Unidos deve ser mais consistente para permitir o alargamento da cooperação em outras áreas de desenvolvimento.

Par nos falar do assunto o Arão Ndipa ouviu o embaixador americano em Angola, Christopher McMullen e o analista político Bernardino Neto.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG