Links de Acesso

Os 20 anos de relacionamento de Angola com os Estados Unidos


Christopher McMullen, embaixador americano em Luanda
Christopher McMullen, embaixador americano em Luanda

Os dois estados pretendem diversificar através de acordos bilaterais

"A amizade que está sempre a subir", é o lema escolhido para assinalar os vinte anos das relações diplomáticas e comerciais entre Angola e os Estados Unidos.

Duas dezenas de anos de amizade e cada vez mais impulsionada pelo sector petrolífero, uma tendencia que os dois estados pretendem diversificar através da assinatura de vários acordos bilaterais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:16:46 0:00
Faça o Download

Entretanto o embaixador americano em Angola negou esta semana que o cancelamento de um encontro entre o secretário de Estado norte americano John Kerry e o ministro dos Negócios Estrangeiros Jorge Chicote estivesse relacionada com uma visita da UNITA a Washington.

Alguns circulos políticos em Angola especularam sobre este adiamento desta visita de Jorge Chicote, alegando o mau estar nas relações entre os dois países.

O analista de politica internacional, Bernardino Neto, recua no tempo e nos faz transportar para o 19 de Maio de 1993, ocasião que marcou o reconhecimento do Estado Angolano, depois de vários anos de crispações.

Analistas em Luanda consideram que o diálogi entre Angola e os Estados Unidos deve ser mais consistente para permitir o alargamento da cooperação em outras áreas de desenvolvimento.

Par nos falar do assunto o Arão Ndipa ouviu o embaixador americano em Angola, Christopher McMullen e o analista político Bernardino Neto.
XS
SM
MD
LG