Links de Acesso

Especialistas avisam para explosão demográfica em Cabo Verde


Baia do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
Baia do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

Estudo sobre África Geração 2030 revela que Cabo Verde será o sexto país em densidade demográfica no continente.

Em 2015 Cabo Verde estará no sexto lugar da lista dos países africanos com maior percentagem de população urbana. Em 2050, o arquipélago será igualmente um dos países mais densamente povoados da África, revelam dados do relatório da Unesco sobre África “Geração 2030”, apresentado esta semana em Joanesburgo, na África do Sul.

O mesmo relatório apela, por conseguinte ao investimento na geração mais nova do continente berço da humanidade. Aos governantes cabo-verdianos fica igualmente uma séria chamada de atenção.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:12 0:00
Faça o Download

Confrontado com esses dados, o geógrafo e professor universitário José Maria Semedo diz que o aumento da população urbana não deve ser visto com alarmismo.

Semedo entende que actualmente já não se justifica a tese antes defendida por determinados sectores, de que “o aumento da população em zonas urbanas é sinal de desorganização e problemas, porquanto a partir do momento que se criou a ONU Habitat as coisas passaram a ser vistas de outra forma”.

No entanto José Maria Semedo defende que algumas medidas devem ser tomadas para acompanhar esse crescimento, como “a colocação na prática das directivas traçadas sobre o plano de ordenamento do território.

Por outro lado, o geógrafo afirma não ser possível manter a maioria da população em zonas rurais, já que a área cultivável no arquipélago é de aproximadamente 10 por cento do território.

Contudo, José Maria Semedo advoga a necessidade das autoridades traçarem políticas que permitam o crescimento económico e, consequentemente, a criação de empregos.

Por sua vez, o estatístico e demógrafo do Instituto Nacional de Estatísticas Carlos Mendes, ouvido também pela VOA, adverte que o aumento da população urbana exige “a tomada de algumas medidas para acompanhar esse crescimento”

XS
SM
MD
LG