Links de Acesso

Especialista defende legislação para derrame de petróleo em Moçambique


Maputo
Maputo

O especialista norte-americano em questões ambientais John Owen sugeriu em Maputo, num seminário sobre a “Preparação para Resposta a Derramamentos de Petróleo”, a elaboração de uma legislação específica para responsabilizar os operadores que derramam petróleos ao longo da linha costeira do país.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00
Faça o Download

Owen afirma que o aumento das áreas de exploração de petróleo e gás ao nível mundial, aumenta também os riscos de derrame. Por isso defende que é preciso planificar possíveis males derivados do derrame de hidrocarbonetos, como aconteceu em Maio de 2014 na bacia do Rovuma, zona onde opera a Anadarko.

Uma das medidas sugeridas pelo perito é a criação de uma lei que responsabiliza os que derramam o petróleo e gás ao longo do mar.

Já Leonardo Simão, representante da Fundação Joaquim Chissano, lembrou experiências de derrame vividas por Moçambique em 1992 e em 2014 que não tiveram devido tratamento por falta de regulamento.

Na altura, um cargueiro internacional derramou na costa de Maputo, milhares de toneladas de crude, que poluiu a região, e deixou danos imensos no ambiente.

Por seu lado, o embaixador dos Estados Unidos em Maputo, Douglas Griffiths, chamou atenção para os elevados riscos de contaminação do mar nos próximos cinco anos.

XS
SM
MD
LG