Links de Acesso

Espanha detém membros de rede de tráfico de refugiados sírios usada pelo Estado Islâmico


A Guarda Civil da Espanha prendeu nesta segunda-feira, 28, quatro pessoas que fazem parte de uma rede de imigração clandestina que poderia ter sido utilizada pela organização terrorista Estado Islâmico (EI), relacionada com a rota de refugiados sírios.

Duas detenções ocorreram em La Coruña, no noroeste do país, e as outras duas em Almería, no sudeste, informou o Ministério do Interior espanhol.

Essas prisões estão relacionadas com a investigação sobre as conexões na Espanha de dois supostos terroristas do Estado Islâmico detidos na Áustria, que entraram na Europa através da ilha de Leros, na Grécia.

Esta rede, com a qual teriam mantido contacto os quatro detidos, operava na denominada "rota dos refugiados sírios" entre a Turquia e a Europa Oriental.

Esta terá sido a mesma rota utilizada em Outubro de 2015 por diversos integrantes do grupo terrorista para entrar na Europa juntamente com os autores dos atentados de Paris de Novembro do ano passado.

Segundo as investigações, os detidos teriam mantido contacto, tanto antes como depois dos atentados, com pelo menos um dos terroristas detidos em Salzburgo, na Áustria, um mês depois.

Por causa da investigação dos atentados na capital francesa, os especialistas da Guarda Civil tentam determinar se esses contactos estão vinculados com a trama terrorista, ou se seriam acções derivadas da própria rede de imigração clandestina.

XS
SM
MD
LG