Links de Acesso

Escola brasileira encontra carta escrita por Einstein há 65 anos


Albert Einstein

Albert Einstein

Uma carta escrita há quase 65 anos pelo físico germânico-americano Albert Einstein foi encontrada no interior de um cofre no Colégio Anchieta, em Porto Alegre, no Brasil.

O documento em causa foi escrito à mão pelo próprio Einstein, a pedido do padre jesuíta Gaspar Dutra, que vivia nos Estados Unidos e que, em 1951, encontrou-se com o físico em Nova Iorque. De acordo com a rede Globo, o padre levou a carta consigo até Porto Alegre, onde acabou por ficar guardada num cofre durante décadas.

O director desta escola brasileira, João Claudio Rhoden, sabia há vários anos que o documento estaria num cofre cuja chave se encontrava guardada no seu gabinete, mas só agora deu-se ao trabalho de a descobrir.

No texto assinado por Einstein, pode ler-se o que o físico tinha a dizer a estes jovens estudantes: "Quem conheceu a alegria da compreensão conquistou um amigo para a vida infalível”. Na missiva, há ainda outra passagem que mostra o espírito com que Einstein levou a sua vida: “o pensar é para o homem, o que voar é para os pássaros”.

XS
SM
MD
LG