Links de Acesso

A VOA vem clarificar um incidente envolvendo seu nome, João Paulo Ganga e Adriano Sapinala

Vem por este meio a Voz da América clarificar um incidente em que o seu nome foi envolvido.

No passado Sábado, 12 de Dezembro 2015, a Emissão da VOA em Português transmitiu um trabalho enviado por um seu correspondente em Angola sobre os resultados do último congresso da UNITA.

Nesse trabalho podiam ouvir-se os analistas Walter Filipe e João Paulo Ganga, analistas que tinham falado originalmente e proferido declarações acerca do tema na TV Zimbo. O correspondente da VOA usou essas declarações no trabalho enviado.

A falha foi não ter sido citada a fonte original onde essas declarações foram proferidas como é da praxe da VOA e de qualquer órgão de comunicação profissional, respeitando as normas éticas do jornalismo. Falha que a VOA assume.

O áudio do trabalho em causa pode ser escutado no seguinte endereço:

http://www.voaportugues.com/content/unita-mandato-lideranca-samakuva/3100353.html


Contudo, quando alguém ligado à UNITA transcreve declarações de João Paulo Ganga, e que afirma ter como fonte a VOA, faz a transcrição de forma errónea (como se pode escutar no link acima) e há frases atribuídas ao analista que não estão no áudio usado pela VOA. Nunca, em emissão alguma da VOA, se afirma que o analista em causa disse, e citamos da própria carta de JPG a Adriano Sapinala:

https://www.facebook.com/adriano.sapinala

"Postou o Adriano Sapinala "didi" na sua página declarações atribuídas à minha pessoa que são falsas e nunca foram pronunciadas por mim. São elas: "A mudança em Angola é a UNITA. Não há PRS, CASA-CE nem FNLA… Quem quiser mudança verdadeira tem que juntar-se à UNITA"... Nunca falei à Voz da América sobre a UNITA como consta do seu Site oficial e ainda que esta estação tenha utilizado pronunciamentos meus feitos noutros locais, o teor atrás enunciado não é verdadeiro.”

De facto, tem o Dr. João Paulo Ganga toda a razão, nem falou à VOA nem disse o que lhe foi atribuído no referido post, nem a fonte poderia ter sido a VOA porque isso nunca foi veiculado pela VOA.

Pelo incidente e mal-estar que possa ter causado ao Dr. João Paulo Ganga, a VOA faz mea culpa na parte que lhe cabe. Todavia quem escutar ou tiver escutado o trabalho que foi transmitido nas ondas da VOA verá que isso nunca foi veiculado.

XS
SM
MD
LG