Links de Acesso

Chade, Djibouti, Eritreia e Iémen podem enfrentar uma epidemia do zika


Puerto Rico Zika Fallout
Puerto Rico Zika Fallout

O aviso é do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA.

Quatro países correm mais risco de sofrer um surto do vírus do zika devido às viagens relacionadas às Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, alertou nesta quarta-feira, 13, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês).

Chade, Djibouti, Eritreia e Iémen são os mais susceptíveis ao vírus transmitido por mosquito entre as 19 nações cujas condições podem levar a uma epidemia.

Estes quatro países são mais susceptíveis por não terem uma quantidade substancial de viagens a países afectados pelo Zika que não estejam relacionadas aos Jogos, disse o CDC.

Os 19 países identificados pelo CDC não relataram um surto até agora.

Excluindo-os, a participação nas Olimpíadas não representa um "risco substantivo" de contágio do vírus.

No mês passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que existe um "risco muito baixo" de uma disseminação internacional maior do zika devido aos Jogos.

Autoridades de saúde a nível mundial apressam para entender melhor o vírus do zika, que causou um grande surto que começou no Brasil no ano passado e se espalhou muitos países das Américas.

O Brasil, até o momento o país mais afectado pelo vírus, sedia as Olimpíadas em Agosto e desde o início do surto muitos atletas, médicos e visitantes em potencial expressaram o temor de que o evento possa funcionar como um catalisador para um contágio mundial.

De acordo com o Conselho Nacional de Turismo do Brasil, entre 350 mil e 500 mil visitantes e atletas de 207 países devem viajar ao Rio de Janeiro para os Jogos.

XS
SM
MD
LG