Links de Acesso

Embaixadora dos EUA para Angola promete ajudar o país a diversificar a economia


Helen La Lime Embaixadora EUA em Angola
Helen La Lime Embaixadora EUA em Angola

Helen La Lime passou a infância em Angola e foi embaixadora em Moçambique, cônsul-geral na Cidade do Cabo e chefe da missão e encarregada de negócios em Pretória.

Helen La Lime, indicada para embaixadora dos Estados Unidos da América em Angola, garantiu à Comissão para as Relações Exteriores do Senado estar preparada “para coordenar os esforços para encorajar Angola a diversificar a economia e fortalecer os laços comerciais bilaterais.

A diplomata disse que se for confirmada no cargo vai apoiar o governo angolano nos seus esforços para melhorar a oferta dos serviços de saúde.

O objectivo da missão, afirmou, passa pela construção de boas relações para os dois países possam terem bases para um futuro próspero e democrático.

Helen La Lime referiu que enquanto trabalhou na África do Sul e em Moçambique testemunhou o reerguer de Angola das cinzas da guerra a líder da sub-região. “Acompanhei a ascensão contínua de Angola a líder político, económico e militar em África. Foi uma transformação extraordinária de que os angolanos devem estar orgulhosos”, salientou.

Segundo ela, Angola ainda enfrenta desafios para concretizar o seu maior potencial como nação próspera, segura e democrática, desempenhando um papel activo na construção da paz e estabilidade na região.

A diplomata garantiu que se for confirmada vai trabalhar para apoiar os esforços de Angola na consolidação das conquistas das últimas décadas e promover a expansão e diversificação dos laços comerciais entre os dois países.

Biografia

Helen La Lime passou a infância em Angola, quando o pai trabalhava para uma multinacional petrolífera. Desde 2011 é membro sénior dos serviços estrangeiros do Departamento de Defesa no comando norte-americano para África.

A diplomata foi indicada para embaixadora em Angola em 10 de Setembro em substituição de Christopher McMullen, que asumiu o cargo em Outubro de 2010.

Formada pela Universidade de Defesa Nacional em 1996, Helen La Lime ensinou inglês em França, Portugal e Holanda.

Helen La Lime entrou no Departamento de Estado em 1980. Trabalhou na Suíça, Alemanha e Polónia e nas Embaixadas no Tchad e de Marrocos. Foi também embaixadora dos Estados Unidos em Moçambique entre 2003 e 2006, cônsul-geral na Cidade do Cabo entre 2006 e 2008 e chefe da missão e encarregada de negócios na representação diplomática em Pretória entre 2008 e 2011.
XS
SM
MD
LG