Links de Acesso

Embaixador dos EUA debate investimento e comércio na Huíla


Cidade do Lubango, capital da Província da Huila
Cidade do Lubango, capital da Província da Huila

Os EUA estão abertos para um novo capítulo de diálogo em torno do ramo agro-pecuário

Angola e os Estados Unidos da América continuam a debater estratégias para ultrapassar algumas barreiras que se colocam a nível de investimentos e na rede comercial entre os dois países.

Questionado sobre as possibilidades dos Estados Unidos apoiar Angola, na questão do escoamento de produtos do campo para a cidade, o embaixador norte-americano em Angola, Christopher McMullen, disse, no Lubango, onde se encontra de visita, que o problema é real, mas que passa por um acordo quadro de investimento e comércio que está a ser definido entre os dois Estados.

O diplomata não adiantou por quanto tempo as discussões ião durar, mas comentou que,a par do diálogo iniciado em Agosto passado, à volta das questões energéticas,o seu país está aberto para um novo capítulo de diálogo em torno do ramo agro-pecuário.

Disse NcMullen:“O governo de Angola está interessado noutro diálogo sobre a agricultura então eu acho que seria apropriado se nós abordássemos esse desafio através de um diálogo sobre a agro-pecuária, acho que há muitas maneiras de ajudar através do governo americano, mas também através de investimentos americanos aqui”

Até 2010,Angola era o segundo país entre 40 de África que mais exportava para os Estados Unidos ao abrigo da lei americana de crescimento e oportunidades para África, AGOA.

Sabe-se,entretanto, que 98 por cento das exportações para os Estados Unidos,no âmbito da referida lei,foram de petróleo. Inverter a tendência e mostrar que Angola tem uma gama de produtos que pode exportar para os Estados Unidos da América parece revelar-se na aposta das autoridades angolanas.

XS
SM
MD
LG