Links de Acesso

Embaixador americano em Maputo considera trégua de sinal encorajador


Dean Pittman, embaixador dos Estados Unidos em Moçambique
Dean Pittman, embaixador dos Estados Unidos em Moçambique

Dean Pittman reconhece passos do Governo para esclarecer o caso das dívidas ocultas.

O embaixador americano em Maputo classificou de "sinal encorajador" a trégua de uma semana declarada pelo líder da Renamo.

"O empenho de ambas as partes na busca de uma solução pacífica e duradoura para a violência contínua é bem-vindo. Esperamos que esse empenho resulte num acordo que traga Moçambique de volta a um caminho de paz e estabilidade", lê-se no comunicado assinado por Dean Pittman e enviado nesta quarta-feira, 28, à imprensa por ocasião do fim-de-ano.

O diplomata americano lembrou que a violência "ceifou vidas, lesou famílias, interrompeu o comércio e manteve crianças fora da escola", com destaque ainda para os ataques a postos de saúde, assassínios de políticos, ataques a viaturas e sequestros.

Na mensagem, Dean Pittman lembrou as dívidas ocultas contraídas pelo Governo moçambicano, facto que levou à suspensão do apoio dos Estados Unidos e dos principais parceiros de Moçambique.

"O impacto desses empréstimos contraídos, violando a Lei Orçamental e a Constituição, sobre a economia e a confiança dos investidores e doadores é sentido em todo o país", sublinha Dean Pittman, destacando, no entanto, "os passos que o Governo está agora a tomar".

Para o embaixador americano em Maputo, a auditoria independente e uma investigação das irregularidades por parte da Procuradora-Geral da República, "são fundamentais para restaurar a confiança e colocar a economia de volta a um caminho sustentável".

XS
SM
MD
LG