Links de Acesso

Eleições americanas seguidas de perto em Moçambique


US Elections
US Elections

Alguns analistas dizem que seja quem for eleito nas presidenciais americanas de hoje, as relações entre os Estados Unidos e Moçambique vão continuar fortes.

Eleições americanas seguidas de perto em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:53 0:00

Na opinião de analistas ouvidos pela VOA, duma forma geral, a arquitectura do investimento americano em Moçambique não vai mudar, porque os Estados Unidos têm uma visão a longo termo, que às vezes ultrapassa os mandatos.

Jorge Matine, investigador do Centro de Integridade Pública (CIP), diz que o que pode acontecer é os processos até agora acordados serem mais lentos ou mais rápidos, sublinhando, no entanto, um ponto importante, que são os modelos.

"América é uma sociedade que consegue reproduzir modelos de consumo mundial. Então, uma nova administração também traz novos modelos, quer de gestão, quer de atitude e da posição em relação a questões globais do mundo e que afectam Moçambique, como por exemplo, a ajuda ao desenvolvimento", destacou aquele analista.

Por seu turno, o analista Francisco Matsinhe entende também que apesar de os Democratas tenham sempre uma boa relação com Moçambique e a África de um modo geral, e não acontecendo o mesmo com os Republicanos, seja quem for o Presidente americano, não haverá mudança significativa.

Outros analistas disseram esperar que o novo presidente americano dê continuidade aos programas de assistência a Moçambique, enaltecendo o facto de, neste momento, os Estados Unidos serem o principal parceiro bilateral daquele país africano.

XS
SM
MD
LG