Links de Acesso

Presidenciais em Cabo Verde pode ter apenas um candidato


Jorge Carlos Fonseca, presidente da República de Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca, presidente da República de Cabo Verde

Com o anúncio da recandidatura na quarta-feira, 28, do Presidente de Cabo Verde às presidenciais de 2 de Outubro, o analista politico Nardi Sousa espera que o pleito venha a contar com outras candidaturas concorrentes.

As sondagens indicam que Jorge Carlos Fonseca parte às eleições com o apoio do Movimento para a Democracia (Mpd), partido no poder, enquanto no lado da família do PAICV ainda não se vislumbra nenhuma figura disponível para a corrida presidencial.

O sufrágio presidencial em Cabo Verde 3:03
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:13 0:00

O sociólogo Nardi Sousa considera que a maior força política da oposição e que esteve na governação do arquipélago nos últimos 15 anos, tem a responsabilidade de descortinar e apoiar um candidato à eleição de Outubro.

“Seria mau para a democracia não haver candidaturas concorrentes nas presidenciais que se avizinham”, realça o analista político.

Numa leitura sobre a não disponibilidade de José Maria Neves para concorrer às presidenciais, depois do anterior primeiro-ministro ter deixado em aberto essa possibilidade antes das legislativas ganhas pelo MpD, Sousa entende que o desgaste como chefe do Executivo pode pesar na decisão para o mesmo não avançar.

Sobre a necessidade de cidadãos independentes participarem mais activamente na vida politica, o sociólogo afirma que a bipolarização política reinante no arquipélago rouba espaço a elementos da sociedade civil para qualquer aventura eleitoral.

“Julgo que num país onde as pessoas dependem do estado para quase tudo, torna-se complicado os cidadãos que não estejam filiados e ou conotados com os principais partidos, sobretudo o que estiver no Governo, conseguir espaços de manobra”, remata Nardi Sousa.

Também o professor universitário Daniel Medina destaca a importância da eleição presidencial de Outubro contar com a participação de mais de um candidato.

Dessa forma, diz, a democracia sairia a ganhar, já que haveria debates de ideias, factor crucial para a vitalidade do sistema democrático e vida do país.

XS
SM
MD
LG