Links de Acesso

Eleições no Malawi colocam Peter Mutharika na liderança da corrida


Presidente Joyce Banda votou em Malemia, 20 Maio 2014

Presidente Joyce Banda votou em Malemia, 20 Maio 2014

No entanto, os primeiros resultados oficiais só serão conhecidos após a comissão eleitoral receber pelo menos 30 por cento dos votos.

As Eleições presidenciais, legislativas e locais no Malawi repetem-se hoje, 21, em três assembleias do país, devido a atrasos ontem, causados por problemas logísticos.

Sem incidentes a registar, os números não oficiais do escrutínio já vão revelando a tendência de voto do malawianos.

Na corrida renhida estão três principais, o Partido Democrático do Progresso, de Peter Mutharika, o Partido do Povo da Presidente em exercício, Joyce Banda e o Partido do Congresso do Malawi, de Lazarus Chakwera.

Resultados não oficiais apontam o partido do professor Peter Mutharika na liderança da corrida, destacando-se também em algumas zonas em que o PP e o Partido do Congresso são os favoritos.

Na região sul do país, demonstram esses resultados, o Partido Democrático do Progresso está também a liderar a votação, dividindo o protagonismo com o Partido do Congresso que aparenta conquistar os votos da região centro do país.

No entanto, os primeiros resultados oficiais só serão conhecidos após a comissão eleitoral receber pelo menos 30 por cento dos votos.

Nesta quarta-feira, dois distritos viram-se obrigados a repetir a votação, depois de terça-feira terem ocorrido alguns distúrbios, resultado de falha de organização e falta de materiais de voto. A comissão eleitoral do Malawi já alertou que se hoje houver algum incidente que ponha em causa o funcionamento normal do escrutínio, não hesitará em interrompê-lo.

Os distritos de Lilongwe e Blantyre, que repetem hoje a ida às urnas, não representam contudo mais do que 1% de todas as assembleias de voto.

O Malawi tem cerca de 7.5 milhões de eleitores.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG