Links de Acesso

Eleições Brasil 2010


Eleições Brasil 2010
Eleições Brasil 2010

Brasil a Caminho do Segundo-Turno Eleitoral

No dia 31 de Outubro acontece o segundo-turno das eleições presidenciais no Brasil. Os dois candidatos mais votados no primeiro-turno, Dilma Rouseff, do PT, que obteve 46,9% dos votos válidos, e José Serra, do PSDB, que conseguiu 32,6%, não conseguiram evitar este segundo embate.

Segundo analistas, o cenário se deve em grande parte pela surpreendente votação que obteve a candidata Marina Silva, do Partido os Verdes (PV). Nas primeiras pesquisas de intenção de voto divulgadas no início da campanha eleitoral, Marina tinha não mais do que 8%, mas nas urnas no dia 3 de Outubro, obteve 19,4% dos votos.

Agora, PT e PSDB buscam o apoio do partido de Marina Silva, mas ela diz que independente da posição do PV, seus eleitores devem fazer suas próprias escolhas.

Na reta final, os dois candidatos procuram desqualificar um ao outro. O sociólogo e analista de pesquisas Antonio Lavareda considera "natural que campanhas negativas tenham mais espaço no segundo turno, porque é importante aumentar a rejeição ao adversário". Recente pesquisa divulgada pela CNT-Sensus mostra Dilma com 46,8% das intenções de voto e Serra com 42,7%.

Ouça as reportagens do Servico em Português da Voz da América.

XS
SM
MD
LG