Links de Acesso

El Chapo será extraditado para os EUA, mas sem pena de morte


Joaquin 'El Chapo' Guzman escoltado depois de capturado a 8 deJaneiro, 2016.
Joaquin 'El Chapo' Guzman escoltado depois de capturado a 8 deJaneiro, 2016.

Advogados de barão do tráfico vão recorrer

O México aprovou nesta Sexta-feira, 20, a extradição do traficante de drogas Joaquín "El Chapo" Guzmán para os Estados Unidos depois de receber garantias de que ele não seria condenado à pena de morte, e os advogados do chefe do tráfico prometeram bloquear a transferência.

Juan Pablo Badillo, um dos advogados de Guzmán, afirmou à Reuters que ele entraria com “muitos” recursos nos próximos dias, o que poderia postergar por semanas uma eventual extradição.

Guzmán, chefe do cartel de drogas de Sinaloa, era o traficante de drogas mais procurado do mundo até ser capturado em Janeiro, seis meses depois de fugir de uma penitenciária de alta segurança na região central do México através de um túnel com cerca de um quilômetro.

O Ministério do Exterior mexicano declarou que ele seria acusado de crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e assassinato nas cortes federais dos EUA na Califórnia e no Texas.

Questionado se entraria com recursos em nome de Guzmán, Badillo afirmou: “Claro. Cinco, dez, quantos forem necessários”.

A fuga de Guzmán no ano passado foi um grande constrangimento para o Presidente Enrique Peña Nieto, que assumiu o cargo no meio de uma guerra entre o governo e os cartéis de drogas, lançada pelo seu antecessor.

XS
SM
MD
LG