Links de Acesso

Economia americana com sinais de retoma


O Departamento americano do Trabalho revelou que o mercado de trabalho nos Estados Unidos está mais forte do que analistas esperavam.

Segundo o relatório do Departamento do Trabalho foram criadas 69 mil vagas a mais em Julho e Agosto deste ano, do que as estimadas anteriormente.

"O que vemos é uma confiança uniforme. É muito mais provável agora que o sector empresarial contrate mesmo antes que haja queda nos seus estoques", disse o economista do Cohn Reznick e ex-funcionário do Departamento do Trabalho dos EUA, Patrick O'Keefe, antes da divulgação do relatório.

Entretanto, há aspectos negativos no relatório. Parte da queda na taxa de desemprego foi porque trabalhadores deixaram de procurar trabalho. A fatia da população empregada ou procurando empregos caiu para 62,7 por cento, o menor nível desde 1978.

Essa taxa tem caído nos últimos anos, à medida que os trabalhadores se aposentam e mais pessoas desistem de procurar empregos devido ao fraco crescimento da economia.

A maioria dos economistas antevê o crescimento económico a uma taxa anual de cerca de 3 por cento no 3º trimestre, bem acima da média de 2,2 por cento dos últimos dois anos.

No entanto, sólidas contratações e crescimento económico são insuficientes para que o Banco Central, a Reserva Federal, inicie um aumento antecipado da taxa de juros.

Vários responsáveis do Banco Central expressaram as suas preocupações nas últimas semanas de que a inflação permanece muito baixa, um sinal de que ainda há uma ociosidade significativa na economia.

A renda média por hora trabalhada aumentou apenas 2 por cento em Setembro ante o ano anterior. Antes da recessão de 2007 a 2009, os salários cresciam a uma taxa muito mais rápida.

Noutro relatório, o Departamento do Comércio disse que o défice comercial dos EUA diminuiu inesperadamente em Agosto, atingindo o seu menor nível em sete meses devido a um aumento nas exportações.

O déficit comercial caiu 0,5 por cento, para 40,1 mil milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG