Links de Acesso

Duzentos milhões de kwanzas a investir em projectos em Malanje


Angola Malanje destilaria da Bicom (Foto de arquivo)
Angola Malanje destilaria da Bicom (Foto de arquivo)

Dezanove projectos vão ser executados ao longo dos próximos quatro anos no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional, anunciou o governador provincial

O governador Norberto Fernandes dos Santos que falava em entrevista à Rádio Nacional de Angola, com emissão nacional a partir desta cidade no último final de semana, fez menção da estratégia do executivo facilitada pelo potencial económico, posicionamento geográfico em Angola e infra-estruturas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:36 0:00
Faça o Download

A médio e a longo prazo a região vai transformar-se numa plataforma logística, onde estará igualmente em evidencia o relançamento da agricultura e da indústria alimentar com a produção do arroz em grande escala e óleo alimentar, assim como a valorização dos recursos humanos e a exploração das zonas turísticas.

O investimento é de 186 milhões de kwanzas “o que corresponde a três por cento do total dos projectos para o país”.

“Para o corrente ano o governo provincial de Malanje aprovou um plano integral que visa as intervenções em curso no âmbito do reforço institucional, melhoria da oferta de energia eléctrica e água potável, implementação em coordenação com o governo central do projecto das infra-estruturas integradas para a cidade de Malanje”, disse, incluindo a realização em todos os municípios dos projectos institucionais, económicos e sociais à luz do programa municipalizado de combate à pobreza e da construção de 200 residências.

Norberto Fernandes dos Santos afirmou igualmente que 30 mil hectares foram já identificados para a cultura do arroz no município do Luquembo, com financiamentos do Banco de Desenvolvimento de Angola onde vão intervir o Ministério da Agricultura, o Instituto Médio Agrário de Malanje, agricultores, associações e cooperativas de camponeses a iniciar ainda este ano.

Para o algodão o arranje do projecto, “no âmbito da estratégia nacional aprovada prevê-se iniciar no próximo ano a produção de algodão no município de Cacuso, bem como a implementação de um projecto de desroçamento e fiação de algodão sob coordenação do Ministério da Industria e com a participação do sector privado” .

O governador de Malanje defendeu que os orçamentos são irrisórios e que para cumprir sem percalços os programas, projectos e acções da sua equipa necessita de um acréscimo de cem por cento no Orçamento destinado à implantação de projectos de investimentos, despesas de apoio ao desenvolvimento nos próximos anos.

A concretizar-se a região poderá em breve alcançar o grau de desenvolvimento de outras localidades angolanas e contribuir para o plano nacional de desenvolvimento 2013/2017.

A guerra dilacerou quase todas infra-estruturas básicas, com destaque particular para as estradas e pontes que ligam a capital ao interior da província.
XS
SM
MD
LG