Links de Acesso

Duzentos milhões de kwanzas a investir em projectos em Malanje

  • Isaías Soares

Angola Malanje destilaria da Bicom (Foto de arquivo)

Dezanove projectos vão ser executados ao longo dos próximos quatro anos no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional, anunciou o governador provincial

O governador Norberto Fernandes dos Santos que falava em entrevista à Rádio Nacional de Angola, com emissão nacional a partir desta cidade no último final de semana, fez menção da estratégia do executivo facilitada pelo potencial económico, posicionamento geográfico em Angola e infra-estruturas.


A médio e a longo prazo a região vai transformar-se numa plataforma logística, onde estará igualmente em evidencia o relançamento da agricultura e da indústria alimentar com a produção do arroz em grande escala e óleo alimentar, assim como a valorização dos recursos humanos e a exploração das zonas turísticas.

O investimento é de 186 milhões de kwanzas “o que corresponde a três por cento do total dos projectos para o país”.

“Para o corrente ano o governo provincial de Malanje aprovou um plano integral que visa as intervenções em curso no âmbito do reforço institucional, melhoria da oferta de energia eléctrica e água potável, implementação em coordenação com o governo central do projecto das infra-estruturas integradas para a cidade de Malanje”, disse, incluindo a realização em todos os municípios dos projectos institucionais, económicos e sociais à luz do programa municipalizado de combate à pobreza e da construção de 200 residências.

Norberto Fernandes dos Santos afirmou igualmente que 30 mil hectares foram já identificados para a cultura do arroz no município do Luquembo, com financiamentos do Banco de Desenvolvimento de Angola onde vão intervir o Ministério da Agricultura, o Instituto Médio Agrário de Malanje, agricultores, associações e cooperativas de camponeses a iniciar ainda este ano.

Para o algodão o arranje do projecto, “no âmbito da estratégia nacional aprovada prevê-se iniciar no próximo ano a produção de algodão no município de Cacuso, bem como a implementação de um projecto de desroçamento e fiação de algodão sob coordenação do Ministério da Industria e com a participação do sector privado” .

O governador de Malanje defendeu que os orçamentos são irrisórios e que para cumprir sem percalços os programas, projectos e acções da sua equipa necessita de um acréscimo de cem por cento no Orçamento destinado à implantação de projectos de investimentos, despesas de apoio ao desenvolvimento nos próximos anos.

A concretizar-se a região poderá em breve alcançar o grau de desenvolvimento de outras localidades angolanas e contribuir para o plano nacional de desenvolvimento 2013/2017.

A guerra dilacerou quase todas infra-estruturas básicas, com destaque particular para as estradas e pontes que ligam a capital ao interior da província.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG