Links de Acesso

Quase 200 casos de dengue em Angola

  • Venâncio Rodrigues

Mosquito do Dengue

Mosquito do Dengue

Situação "não é alarmante", diz ministro da saúde

Perto de 200 casos confirmados de dengue foram registados entre 12 de Março e 09 de Abril, segundo revelação do ministro da Saúde, José Van-Dúnem, feitas esta quarta-feira em Luanda.

O ministro precisou que os 197 casos de dengue foram confirmados entre os 275 registados em Angola naquele período e acrescentou que não há ainda registo de óbitos,.

Dos 275 casos registados, 273 foram referenciados em Luanda e os restantes dois na província de Malanje, tendo sido internadas 33 pessoas.

José Van-Dúnem, revelou que a situação “não está a tomar proporções alarmantes, mas o problema é que se trata de uma doença à qual os angolanos não estavam habituados e que, por esta razão, há uma certa preocupação".

É a primeira vez que uma epidemia de dengue atinge Angola, segundo a representação da Organização Mundial de Saúde em Angola.

O deputado à Assembleia Nacional, Samuel Chiwale, que integra a Comissão para a Saúde, Infância e Família, exigiu do governo medidas urgentes para evitar que a doença se propague por todo o país.

“ Falar em 200 infectados em Angola é uma vergonha e é preocupante a forma como governo fala ao invés de reagir”, disse.

A febre de dengue transmite-se pela picada dos mosquitos infetados com o vírus, sendo que a principal medida de prevenção é a proteção contra a picada de mosquitos, através do uso de roupas adequadas e da aplicação de repelente.

XS
SM
MD
LG