Links de Acesso

Dos Santos vai regressar


AQSh Davlat kotibi Jon Kerri (chapda) Iroqning yangi Bosh vaziri Haydar al-Abadiy bilan, Bag'dod, 10-sentabr, 2014-yil.
AQSh Davlat kotibi Jon Kerri (chapda) Iroqning yangi Bosh vaziri Haydar al-Abadiy bilan, Bag'dod, 10-sentabr, 2014-yil.

MPLA convoca "passeata" de apoio após ausência de mais de seis semanas

Após uma ausência de mais de seis semanas sem qualquer tipo de comunicação ao país, o presidente angolano José Eduardo dos Santos vai regressar ainda esta semana.

Aparentemente para coincidir com o regresso do presidente o partido no poder o MPLA anunciou uma “passeata” na capital de apoio ao Presidente.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:54 0:00
Faça o Download


A noticia do regresso do presidente foi dada por uma fonte na presidência que contudo não deu outros pormenores.

Outras fontes afirmam no entanto que Eduardo dos Santos deverá regressar a Luanda depois de participar numa cimeira de países do Golfo da Guine na Guiné Equatorial.

Um comunicado do MPLA, o partido no poder, divulgado em Luanda deu conta que a passeata automóvel de apoio a Eduardo dos Santos vai partir do chamado Largo do Baleizão devendo terminar na Nova Marginal de Luanda.

José Eduardo dos Santos partiu para Barcelona para uma "visita privada" a 26 de Junho e desde então nada mais se ouviu falar dos planos do presidente.

Isso começou a causar inquietação em alguns círculos políticos angolanos. Porta vozes da UNITA e da CASA CE, os principais partidos da oposição, pediram explicações e criticaram o governo por não informar a nação da razão da ausência do presidente.

Notícias publicadas no estrangeiro afirmaram que dos Santos ter-se-ia deslocado a Barcelona para efectuar testes médicos e que durante a sua ausência também esteve fora desta cidade por cerca de uma semana.

Essas notícias publicaram mesmo a clínica onde o presidente teria efectuado testes. Não há contudo qualquer confirmação independente destas notícias.

O deputado da UNITA Raul Danda afirmou que o silêncio estava a agravar as preocupações.


“O mais grave é que ninguém diz nada” lamentou Danda.

Notícias publicadas recentemente disseram que o General Bento dos Santos Kangamba se tinha avistado com dos Santos em Barcelona há poucas semanas atrás.

O encontro deu-se depois de terem sido publicadas noticias que as autoridades francesas tinham confiscado milhõe de dólares que eriam como destinatário o general que estaria no Mónaco.

O general depois de negar ter estado no Mónaco, confirmou ele próprio numa entrevista dada a um jornal angolano que tinha estado em Barcelona mas não referiu qualquer encontro com o presidente.

A fonte da Voz da América disse que Bento Kangamba é o elemento que tem tido contactos directos com o presidente durante a sua ausência.


Durante a ausência do país, José Eduardo dos Santos foi substituído, como prevê a Constituição, pelo vice-Presidente Manuel Vicente mas este nunca fez qualquer referência publica às razões da prolongada aus~encia do presidente.

É a primeira vez que José Eduardo dos Santos se ausenta mais tempo do que o habitual, geralmente entre uma a duas semanas.

José Eduardo dos Santos, que completa 71 anos no próximo dia 28, é Presidente de Angola desde 1979, sendo em África ultrapassado em longevidade no cargo somente pelo seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang.
XS
SM
MD
LG