Links de Acesso

Dos Santos vai regressar

  • Redacção VOA

Onde está? Eduardo dos Santos

Onde está? Eduardo dos Santos

MPLA convoca "passeata" de apoio após ausência de mais de seis semanas

Após uma ausência de mais de seis semanas sem qualquer tipo de comunicação ao país, o presidente angolano José Eduardo dos Santos vai regressar ainda esta semana.

Aparentemente para coincidir com o regresso do presidente o partido no poder o MPLA anunciou uma “passeata” na capital de apoio ao Presidente.




A noticia do regresso do presidente foi dada por uma fonte na presidência que contudo não deu outros pormenores.

Outras fontes afirmam no entanto que Eduardo dos Santos deverá regressar a Luanda depois de participar numa cimeira de países do Golfo da Guine na Guiné Equatorial.

Um comunicado do MPLA, o partido no poder, divulgado em Luanda deu conta que a passeata automóvel de apoio a Eduardo dos Santos vai partir do chamado Largo do Baleizão devendo terminar na Nova Marginal de Luanda.

José Eduardo dos Santos partiu para Barcelona para uma "visita privada" a 26 de Junho e desde então nada mais se ouviu falar dos planos do presidente.

Isso começou a causar inquietação em alguns círculos políticos angolanos. Porta vozes da UNITA e da CASA CE, os principais partidos da oposição, pediram explicações e criticaram o governo por não informar a nação da razão da ausência do presidente.

Notícias publicadas no estrangeiro afirmaram que dos Santos ter-se-ia deslocado a Barcelona para efectuar testes médicos e que durante a sua ausência também esteve fora desta cidade por cerca de uma semana.

Essas notícias publicaram mesmo a clínica onde o presidente teria efectuado testes. Não há contudo qualquer confirmação independente destas notícias.

O deputado da UNITA Raul Danda afirmou que o silêncio estava a agravar as preocupações.


“O mais grave é que ninguém diz nada” lamentou Danda.

Notícias publicadas recentemente disseram que o General Bento dos Santos Kangamba se tinha avistado com dos Santos em Barcelona há poucas semanas atrás.

O encontro deu-se depois de terem sido publicadas noticias que as autoridades francesas tinham confiscado milhõe de dólares que eriam como destinatário o general que estaria no Mónaco.

O general depois de negar ter estado no Mónaco, confirmou ele próprio numa entrevista dada a um jornal angolano que tinha estado em Barcelona mas não referiu qualquer encontro com o presidente.

A fonte da Voz da América disse que Bento Kangamba é o elemento que tem tido contactos directos com o presidente durante a sua ausência.


Durante a ausência do país, José Eduardo dos Santos foi substituído, como prevê a Constituição, pelo vice-Presidente Manuel Vicente mas este nunca fez qualquer referência publica às razões da prolongada aus~encia do presidente.

É a primeira vez que José Eduardo dos Santos se ausenta mais tempo do que o habitual, geralmente entre uma a duas semanas.

José Eduardo dos Santos, que completa 71 anos no próximo dia 28, é Presidente de Angola desde 1979, sendo em África ultrapassado em longevidade no cargo somente pelo seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang.
XS
SM
MD
LG